Jimena se transforma em furacão de categoria 5 no litoral do México - Mundo - iG" /

Jimena se transforma em furacão de categoria 5 no litoral do México

México, 31 ago (EFE).- O furacão Jimena recebeu hoje a categoria 5, a mais alta na escala de Saffir-Simpson, ao alcançar ventos sustentados de 250 km/h no litoral do Oceano Pacífico mexicano e segue rumo à península de Baja Califórnia, informou o Serviço Meteorológico Nacional do México (SMN).

EFE |

Segundo o SMN, "Jimena" está a 475 quilômetros ao oéssudoeste da cidade de Puerto Vallarta e a 490 quilômetros ao sul de Cabo San Lucas.

"Jimena" se desloca a 17 km/h para noroeste, rumo à península de Baja Califórnia, onde deve chegar na noite desta terça-feira.

A região de possível impacto está entre a ponta e a metade da península, uma importante região turística. Os ventos do furacão, o primeiro da atual temporada a passar pelo Pacífico mexicano, podem chegar a 305 km/h.

A zona de alerta para o "Jimena" se estende da baía Magdalena, no litoral oeste, passa pelo extremo sul da península e chega à costa leste da província mexicana de Baja Califórnia Sul, explicou o SMN.

No entanto, o SMN prevê que o furacão passe para a categoria 4 nas próximas horas, quando deve apresentar ventos sustentados de 240 km/h e máximos de 295 km/h.

A instituição recomendou à população de Baja Califórnia Sul para que atender às medidas divulgadas pela Defesa Civil.

O SMN também pediu aos habitantes dos estados do oeste e noroeste do México para que fiquem em alerta quanto à presença de chuvas de fortes, enchentes em partes baixas e deslizamentos de terra, assim como à navegação marítima nas imediações da área afetada pelo furacão. EFE gt/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG