Miami, 12 set (EFE).- O poderoso ciclone Ike causou hoje as primeiras inundações em alguns pontos do litoral do Texas, nos Estados Unidos, devido às fortes ondas geradas por sua aproximação.

O litoral de Galveston foi o mais afetado com as primeiras inundações e os habitantes desta cidade lembram com inquietação o desastre causado pelo furacão que destruiu o local em 1900.

Da mesma forma que aquele furacão, "Ike" pode ocasionar fortes ressacas e ondas de três a cinco metros que pode afetar o litoral nas proximidades de Galveston.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) informou em seu boletim das 18h (Brasília) que "Ike" tem ventos de 165 km/h e que antes que o olho do ciclone chegue à costa pode inclusive aumentar sua intensidade à categoria três, com ventos de 178 km/h.

O ciclone se movimenta em direção oés-noroeste a cerca de 19 km/h e, uma vez no Texas, seguirá uma trajetória rumo ao norte.

Às 18h (Brasília), o centro do furacão estava localizado próximo à latitude 27,7 graus norte e à longitude 93,5 graus oeste, 380 quilômetros ao leste de Corpus Christi (Texas) e cerca de 220 quilômetros ao sudeste de Galveston, também no Texas.

A costa da Louisiana, afetada na semana passada pelo furacão "Gustav", foi a primeira a receber chuvas e ventos de "Ike". EFE esc/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.