Ike pode atingir norte de Cuba e seguir para Flórida - Mundo - iG" /

Ike pode atingir norte de Cuba e seguir para Flórida

(atualiza com o boletim do NHC das 12h em Brasília) Miami, 6 set (EFE).- O poderoso furacão Ike, com ventos de 175 km/h, poderá afetar a ilha de Hispaniola, a costa norte de Cuba e depois seguir rumo ao sul da Flórida, informou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês).

EFE |

Os ventos máximos sustentados de "Ike" perderam hoje ligeiramente intensidade e diminuíram para 175 km/h, algo que o situa como furacão de categoria dois na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai até cinco.

No entanto, é esperado que ele se transforme de novo em um "furacão maior nas próximas 48 horas", informou o NHC em seu boletim das 12h (Brasília) de hoje.

O Governo de Cuba emitiu uma vigilância de furacão (passagem em 36 horas) para áreas do leste do país, incluindo as províncias de Guantánamo, Holguin, Las Tunas, Santiago de Cuba, Granma e Camagüey.

Permanece o aviso de tempestade tropical (passagem em 24 horas) para a costa norte da República Dominicana, desde o cabo Francés Viejo até a fronteira norte com o Haiti, e outro no norte deste país, da fronteira com a República Dominicana à região de Gonaives.

Também permanece em vigor um aviso de furacão para ilhas Turcas e Caicos e uma vigilância de ciclone para a região central das Bahamas.

Os especialistas advertiram que os moradores de Bahamas, Cuba e sul da Flórida devem observar muito de perto o desenvolvimento "deste potencialmente perigoso furacão".

O olho da tempestade estava localizado perto dos 21,9 graus de latitude norte e 68,8 de longitude oeste, aproximadamente 240 quilômetros a leste da ilha Grand Turk.

O fenômeno se desloca rumo a oés-sudoeste a 26 km/h e "deve manter esta trajetória nas próximas 24 horas, para depois girar e continuar em direção ao oeste neste domingo", disseram os especialistas.

Segundo um provável padrão de trajetória, o olho de "Ike" passará esta tarde perto ou sobre as ilhas Turcas e Caicos, assim como pelo sudeste das Bahamas hoje à tarde ou neste domingo e "perto ou sobre a costa norte do leste de Cuba no domingo à noite e na manhã de segunda-feira", ressaltou o NHC.

De acordo com o NHC, após passar pela costa norte de Cuba, poderá seguir rumo à região de Florida Keys, no extremo sul do estado, aonde, na próxima terça-feira, seu olho poderá chegar.

O governador da Flórida, Charlie Crist, declarou, na sexta-feira, estado de emergência devido à ameaça que o furacão representa.

Em coletiva de imprensa concedida hoje, Crist disse que "'Ike' é um perigoso furacão que se aproxima do estado" e que os moradores precisam estar "preparados e atentos", pois na "próxima terça-feira ele poderá ameaçar a Flórida".

"É preciso estar preparado e acompanhar por rádio e televisão sua evolução", afirmou o governador. Segundo ele, o estado está "preparado para uma evacuação pelas estradas" e em contato com a Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema), que "está fazendo um grande trabalho".

Além disso, as autoridades pediram aos turistas e visitantes que abandonem a partir de hoje a região de Florida Keys. É muito provável que neste domingo seja emitida uma ordem de evacuação para os moradores de Key West diante da iminente chegada de "Ike".

O pagamento dos pedágios nas estradas foi temporariamente suspenso na região.

Os meteorologistas prevêem que "Ike" passará perto ou sobre as ilhas Turcas e Caicos e pelo sudeste das Bahamas hoje à tarde ou amanhã. Também prevêem que neste domingo à noite e segunda-feira de manhã se movimente próximo ao litoral central das Bahamas e norte da costa leste de Cuba.

O Instituto de Meteorologia de Cuba (Insmet) disse aos habitantes de seis províncias do oriente do páis que devem se manter atentos diante da chegada do furacão ao país na noite deste domingo.

Fontes da Defesa Civil cubana informaram à Agência Efe que ainda não se estabeleceram as fases de alerta, mas que os órgãos oficiais já foram advertidos.

"Ike" pode entrar em território cubano pelo norte da província das Tunas na noite deste domingo.

Já o Escritório Nacional de Meteorologia (Onamet) dominicano previu que o olho de "Ike" pode passar esta noite a cerca de 200 quilômetros ao norte de Puerto Plata, região do litoral da República Dominicana.

O boletim da Onamet das 11h (Brasília) afirmou que, caso siga "com esta velocidade e deslocamento, é muito provável que na noite de hoje seu centro se coloque a aproximadamente 200 quilômetros ao norte de Puerto Plata".

Enquanto isso, a tempestade tropical "Hanna", que tocou terra hoje nas praias da divisa entre Carolina do Norte e do Sul, avança rapidamente em direção ao sudeste da Virgínia e deve perder suas características tropicais neste domingo.

Os meteorologistas do NHC, com sede em Miami, informaram que "Hanna" apresenta ventos máximos sustentados de 85 km/h e se movimenta para norte-nordeste com uma velocidade de translação de 39 km/h.

O olho da tempestade estava localizado ao sudeste de Emporia (Virgínia) e aproximadamente 105 quilômetros a oés-sudoeste de Norfolk, também na Virgínia.

"Hanna" deixou pelo menos 163 mortos em sua passagem pelo Haiti.

Já "Josephine" perdeu força na sexta-feira à noite, se tornou depessão tropical e hoje começa a se dissipar.

A depressão tropical está no Atlântico, 1.380 quilômetros ao oeste das ilhas de Cabo Verde, no continente africano, se desloca para oés-noroeste a uma velocidade de 14 km/h e apresenta ventos máximos sustentados de 45 km/h. EFE emi/fh/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG