Ike mata ao menos 30 nos EUA e pára refinarias de petróleo - Mundo - iG" /

Ike mata ao menos 30 nos EUA e pára refinarias de petróleo

Washington, 15 set (EFE).- Os serviços de emergência dos Estados Unidos continuam hoje em busca de sobreviventes, após a passagem do furacão Ike pelo Texas, fenômeno que deixou pelo menos 30 mortos em oito estados e paralisou o funcionamento de parte das refinarias de petróleo no Golfo do México.

EFE |

Dois dias após o olho de o furacão atingir a cidade de Galveston, no Texas, as patrulhas de resgate trabalham contra o relógio para salvar vidas e levar alimentos e água aos milhares de lares que ainda estão sem energia elétrica.

O problema se agravou porque se estima que mais de 20 mil pessoas não atenderam ao pedido para que deixassem suas casas.

Até o momento, foram resgatadas cerca de duas mil pessoas, segundo o escritório do governador do Texas, Rick Perry, nessa que é a maior operação de busca e assistência da história do estado.

Hoje, Perry pediu prudência à população e afirmou que a volta dos habitantes de Galveston para suas casas ainda pode levar semanas.

Pelos menos 37 mil pessoas ainda estão nos 248 refúgios colocados à disposição da população pelo Governo.

Das 30 mortes, cinco ocorreram em Galveston, uma pequena cidade localizada em uma ilha situada entre uma lagoa e o Golfo do México e que ficou totalmente coberta pela água.

Entre as vítimas está um homem de 72 anos, que morreu em seu veículo quando tentava sair da ilha.

Em Pnehurst, uma mulher morreu quando uma árvore caiu sobre a casa dela. Uma criança de quatro anos faleceu em Houston ao inalar monóxido de carbono de um gerador de corrente utilizado por sua família.

Na Louisiana, um jovem de 16 anos morreu vítima da crescente inundação e outras cinco pessoas perderam a vida em diferentes circunstâncias relacionadas com a tempestade.

Bill White, o prefeito de Houston - onde dois milhões de pessoas permanecem sem luz, convocou hoje todos os funcionários para que se somem o mais rápido possível aos trabalhos de limpeza e recuperação.

O impacto do furacão foi notado no mercado financeiro e no preço do petróleo, commodity que se enfraqueceu nos últimos dias.

Os veículos se amontoam nos postos de gasolina para encher os tanques e juntar um pouco de combustível, embora a falta de eletricidade impeça que estes estabelecimentos operem com normalidade.

O presidente americano, George W. Bush, advertiu hoje que a passagem de "Ike" pelo Texas atingirá o valor dos combustíveis, embora tenha insistido que seu Governo fará o possível para impedir que os postos de gasolina aproveitem a situação e aumentem os preços. EFE elv/rb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG