Ike chega a Turks e Caicos como furacão de categoria quatro e ameaça Cuba - Mundo - iG" /

Ike chega a Turks e Caicos como furacão de categoria quatro e ameaça Cuba

Washington, 7 set (EFE).- O furacão Ike chegou hoje ao arquipélago de Turks e Caicos, nas águas do Mar do Caribe, aonde chegou como um furacão de categoria quatro, e se desloca com força para o sudeste das Bahamas.

EFE |

Milhares de pessoas tiveram que evacuar a zona e outros tiveram que se proteger em abrigos dos fortes ventos e da chuva causados pela passagem do furacão.

Segundo as primeiras estimativas, o "Ike" causou danos em 80% das casas. Os fortes ventos arrancaram os telhados da maioria dos imóveis.

Não há informações sobre mortes ou lesões, mas as autoridades estão tentando resgatar as pessoas que ficaram presas em casa para levá-las aos abrigos.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos EUA, o olho do furacão "Ike" se movimenta hoje pelo sudeste das Bahamas e poderia chegar esta noite com categoria quatro sobre Cuba.

O "extremamente perigoso" ciclone "Ike" apresenta ventos máximos sustentados de 215 km/h e "deve continuar como furacão de categoria maior enquanto se aproxima de Cuba", informou o NHC, em seu boletim das 9h de Brasília de hoje.

Segundo a trajetória prevista pelo NHC, "Ike" se movimentará esta manhã pelo sudeste das Bahamas e seu olho estará "perto ou sobre o leste de Cuba esta noite, e sobre a zona central da ilha amanhã, segunda-feira".

O furacão percorrerá Cuba de leste a oeste e, após perder um pouco de intensidade ao atravessar o território cubano, voltará a ganhar força nas águas quentes do Golfo do México, segundo um modelo de computador do NHC.

A região de Florida Keys sentirá os efeitos das intensas chuvas e dos ventos, mas não deve sofrer o golpe do ciclone, segundo a trajetória prevista pelos especialistas. EFE elv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG