Gustav continua ganhando força antes de chegar a Cuba, diz centro americano - Mundo - iG" /

Gustav continua ganhando força antes de chegar a Cuba, diz centro americano

Miami, 30 ago (EFE).- O furacão Gustav, que já possui categoria três na escala de intensidade Saffir-Simpson (que vai até cinco), continua ganhando força e pode chegar à categoria quatro antes de chegar a Cuba hoje à noite, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos em seu boletim das 9h de Brasília.

EFE |

O NHC advertiu que "Gustav" tem o potencial de ganhar mais intensidade após atravessar Cuba e se dirigir para o Golfo do México, em direção à Louisiana.

Diante da ameaça de "Gustav", a cidade de Nova Orleans ativou seus planos de evacuação e os estados da Louisiana, Texas, Alabama e Mississipi se encontram em estado de emergência.

Os ventos de "Gustav" ultrapassam os 195 km/h, após castigar durante toda a madrugada do sábado as ilhas Cayman, em direção à parte oeste de Cuba.

Cuba também enfrenta outra ameaça, a tempestade tropical "Hanna", que segue uma trajetória em direção às Bahamas e que chegaria a Cuba na quinta-feira.

"Hanna" tem também o potencial de se transformar em furacão, mas, após atingir o arquipélago das Bahamas, voltaria a perder força antes de chegar as províncias do leste de Cuba.

Durante a madrugada do sábado, "Gustav" foi aumentando sua intensidade até passar para a categoria dois e três.

"Gustav" se transformou na terça-feira passada no terceiro furacão da temporada no Atlântico e causou pelo menos 67 mortes no Haiti e na República Dominicana, antes de tornar-se tempestade.

Além da advertência de furacão para o oeste de Cuba, há o aviso de tempestade tropical (passagem do sistema em 36 horas) para a parte baixa de Florida Keys.

O olho de "Gustav" estava às 9h de Brasília de hoje perto da latitude 20,8 graus norte e da longitude 81,6 graus oeste, 135 quilômetros ao sudeste de Isla de la Juventud e a 360 quilômetros da parte mais ocidental de Cuba.

"Gustav" se desloca para o noroeste a 19 km/h e entrará nas águas do Golfo do México no domingo de manhã.

Além disso, o centro da tempestade tropical "Hanna" se encontra perto da latitude 21,9 graus norte e da longitude 66,3 graus oeste, 390 quilômetros ao norte nordeste de San Juan de Porto Rico e 500 quilômetros ao leste de Turks e Caicos. EFE esc/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG