Washington, 21 fev (EFE).- Os filmes Guerra ao Terror e Amor sem Escalas ganharam os principais prêmios do sindicato de roteiristas dos Estados Unidos.

Em uma das últimas premiações antes da entrega do Oscar, no próximo dia 7, os membros do sindicato de roteiristas dos EUA (WGA, na sigla em inglês) se reuniram ontem à noite em Los Angeles para conceder seus prêmios anuais.

"Guerra ao Terror", escrito por Mark Boal e dirigido por Kathryn Bigelow, levou o prêmio de melhor roteiro original, enquanto "Amor sem Escalas" ficou com o de melhor roteiro adaptado, trabalho que foi realizado por Sheldon Turner e pelo diretor da fita, Jason Reitman.

Também concorriam ao prêmio de melhor roteiro original "500 Dias com Ela", escrito por Scott Neustadter e Michael H. Weber; "Avatar", de James Cameron; "Se Beber, Não Case", de Jon Lucas e Scott Moore, e "Um Homem Sério", de Joel e Ethan Coen.

Na categoria de melhor roteiro adaptado, os indicados foram "Crazy Heart", de Scott Cooper; "Julie & Julia", de Nora Ephron; "Preciosa - Uma História de Esperança", de Geoffrey Fletcher, e "Star Trek", de Roberto Orci e Alex Kurtzman.

Entre os documentários, os roteiristas premiaram "The Cove", dirigido por Mark Monroe, que fala sobre a caça de golfinhos no Japão.

Os prêmios concedidos ontem à noite em Los Angeles são vistos como um indicador do que pode acontecer no Oscar, já que muitos dos roteiristas do sindicato também fazem parte da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

"Amor sem Escalas" também concorre ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, enquanto "Guerra ao Terror" está na disputa pela estatueta de Melhor Roteiro Original. EFE pgp/bba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.