WASHINGTON - O ônibus espacial Endeavour volta nesta sexta-feira à Terra após uma missão de 16 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), durante a qual concluiu a instalação do laboratório científico japonês Kibo.

Também durante a missão intitulada STS-127, os tripulantes da nave substituíram seis baterias do complexo espacial e entregaram suprimentos e equipamentos para seus seis ocupantes.

O retorno do "Endeavour" deve ocorrer às 11h48 (horário de Brasília). As condições do tempo parecem contribuir para que o final da missão ocorra sem contratempos, segundo um porta-voz da Nasa, a agência espacial americana.

A mesma fonte acrescentou que existe uma pequena chance de chuva para o momento do sobrevoo da nave sobre o Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida.

Caso o tempo não ajude mesmo em uma segunda "janela" para a volta do "Endeavour", programada para 13h22 de Brasília, o retorno seria adiado para sábado, já que não há um local alternativo para o fim da missão, esclareceu o porta-voz.

Pouco antes de iniciar o retorno na sexta-feira passada, a tripulação instalou em órbita dois pares de pequenos satélites.

Um dos pares de satélites será usado no estudo do acoplamento de naves no espaço por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

O outro medirá a composição e a densidade da atmosfera a mais 320 quilômetros da superfície da Terra.

Leia mais sobre Endeavour

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.