Endeavour tenta partir hoje mais uma vez rumo à ISS - Mundo - iG" /

Endeavour tenta partir hoje mais uma vez rumo à ISS

Washington, 15 jul (EFE).- Os engenheiros da Nasa, a agência espacial americana, farão hoje uma nova tentativa de lançar o ônibus espacial Endeavour em uma missão rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), incentivados por um tempo mais propício para a operação na região de Cabo Canaveral, na Flórida.

EFE |

A missão STS-127 terá 16 dias e começará às 19h03 de Brasília. Há 60% de chances de que as condições meteorológicas ajudem o lançamento a ser bem sucedido, informou a Nasa.

Este será a sexta tentativa de pôr a nave no espaço após três cancelamentos no sábado, no domingo e na segunda-feira por causa de chuvas e tempestades elétricas na região.

Outras duas tentativas foram frustradas no mês passado após a detecção de vazamentos de combustível no tanque externo da "Endeavour".

Segundo fontes da agência espacial, não há atualmente problemas técnicos. As operações para abastecer o ônibus espacial começarão às 9h30 de Brasília.

Caso as más condições do tempo persistam e a partida não seja possível, a missão poderá ser cancelada até o final do mês, já que a ISS deve receber nos próximos dias uma nave russa não tripulada que levará alimentos, equipamentos e outros itens para os atuais seis ocupantes do complexo.

O objetivo principal da missão é completar a instalação do laboratório japonês Kibo em cinco caminhadas espaciais, durante as quais também instalarão uma plataforma para experimentos científicos na falta de gravidade do espaço.

A missão também deve trazer de volta para a Terra o astronauta japonês Koichi Wakata, que está há três meses no espaço. Ele será substituído na ISS pelo americano Tim Kopra. EFE ojl/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG