Washington - Os astronautas da nave Endeavour receberam neste sábado a autorização da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, para retornar neste domingo à Terra, após 16 dias de missão e quatro caminhadas para ampliar o espaço habitável da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Após a permissão dada pelo centro de controle da missão em Cabo Canaveral, Flórida, a nave deve aterrissar amanhã no Centro Espacial Kennedy. No entanto, as previsões meteorológicas poderiam alterar os planos da Nasa, já que as condições climáticas serão "bastante incertas" e poderiam obrigar a equipe a adiar seu retorno por um espaço de 24 horas ou mudar o local de pouso.

Hoje fez bom tempo em Cabo Canaveral, mas para amanhã está prevista a chegada de uma frente fria e possíveis tempestades. A agência espacial americana avisou à Base da Força Aérea de Edwards, na Califórnia, caso a nave precise recorrer à outra pista de aterrissagem. Os astronautas receberam a autorização necessária da agência espacial americana após efetuar entre sexta-feira e hoje vários testes de segurança.

A tripulação da "Endeavour" informou de uma pequena peça de metal que tinha se desprendido da nave, mas o controle da Nasa determinou que não era motivo de preocupação. A nave se separou na sexta-feira da ISS, momento no qual começaram os preparativos para a aterrissagem.

A "Endeavour" levou à ISS mantimentos, equipamentos para ampliar os espaços habitáveis, instalações para exercícios físicos, móveis e utensílios de cozinha e um sistema para reciclar a urina dos astronautas.

O objetivo da missão no curso das quatro caminhadas espaciais que fizeram era preparar o complexo para abrigar seis ocupantes e rever e lubrificar as juntas rotatórias dos painéis solares que fornecem energia à estação.

Além de ampliar o espaço na ISS, os astronautas instalaram um "controle ambiental regenerativo" que recicla urina dos astronautas e a condensação do ar para transformá-la em água que poderá ser bebida e utilizada para resfriar os sistemas da nave.

Leia mais sobre : Endeavour

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.