Endeavour inicia volta à Terra - Mundo - iG" /

Endeavour inicia volta à Terra

Washington, 28 jul (EFE).- Os sete astronautas do ônibus espacial Endeavour se despediram hoje dos seis integrantes da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), e a nave iniciou as operações de volta a Terra ao final de uma missão na plataforma orbital que incluiu cinco dias de trabalho extraveicular.

EFE |

A Nasa (agência espacial americana) afirmou que o "Endeavour" - que, acoplado à ISS, esteve orbitando a Terra a 27.000 km/h e uma altura de 385 quilômetros - se separou da estação às 14h26 de Brasília.

Depois de cerca de 30 minutos de deriva que separarão o "Endeavour" a cerca de 120 metros da ISS, o piloto Douglas Hurley iniciará uma pirueta de 360 graus.

Durante esta manobra, os astronautas na estação tirarão fotos de alta resolução da cobertura térmicas da parte inferior, do bico e das bordas das asas da nave.

Aproximadamente às 16h09 de Brasília, a nave, que estará completando sua 204ª órbita, iniciará a separação definitiva da ISS.

O retorno do "Endeavour" no final de uma missão de 17 dias, está programado para a próxima sexta-feira no Centro Espacial Kennedy, do sul da Flórida (EUA), às 11h54 de Brasília. EFE jab/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG