Washington, 31 jul (EFE).- O ônibus espacial Endeavour aterrissou hoje em Cabo Canaveral, na Flórida, após uma bem-sucedida missão de 16 dias na Estação Espacial Internacional (ISS), onde foi concluída a instalação do laboratório japonês Kibo.

A nave e seus sete tripulantes pousaram no Centro Espacial Kennedy exatamente na hora prevista, às 11h48 (de Brasília), depois que uma leve ameaça de chuva na região se dissipou. A aterrissagem aconteceu sem nenhum contratempo.

"Muito bem, (tripulantes da) 'Endeavour'. Vocês já estão em casa de novo. Parabéns por uma missão muito bem realizada", disse o controle da missão no Centro Johnson de Voos Espaciais, em Houston (Texas).

O comandante Mark Polansky, em nome da tripulação, respondeu: "Graças a todos vocês, fizemos nosso trabalho, e isso é o que tínhamos que fazer".

Durante a missão concluída hoje, os astronautas da "Endeavour" trocaram seis baterias do complexo espacial e entregaram mantimentos e equipamentos aos seis ocupantes da ISS. O grupo também ajustou peças e sistemas da plataforma, a quase 400 quilômetros da Terra.

O final da missão teve muitos menos contratempos que o começo, já que o lançamento da nave foi adiado duas vezes por causa de vazamentos de combustível no tanque externo da nave e, depois, pela ameação de uma tempestade de raios.

Durante a decolagem, aparentemente a fuselagem do ônibus também foi atingida por um pequeno ladrilho do seu escudo térmico, o que deixou os controladores da missão preocupados. EFE mv/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.