Embaixador de Bin Laden é preso por violar liberdade condicional - Mundo - iG" /

Embaixador de Bin Laden é preso por violar liberdade condicional

Londres, 10 nov (EFE).- O clérigo islâmico radical Abu Qatada, considerado o embaixador espiritual na Europa do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, foi detido por violar as condições da liberdade que havia conseguido sob fiança.

EFE |

A informação foi confirmada hoje pela Comissão Especial de Apelações para Imigração (Siac), que informou que Qatada - detido no sábado passado - deverá se apresentar amanhã perante um juiz de imigração.

Em junho, a Siac determinou a liberdade condicional do clérigo depois que este ganhou um recurso de apelação contra a decisão do Governo de deportá-lo à Jordânia, que o reivindica por seu suposto envolvimento em atentados terroristas.

A Justiça britânica tinha opinado que os direitos humanos de Qatada seriam violados se ele fosse deportado para a Jordânia.

Apesar de tudo, a Siac determinou que o clérigo deveria permanecer em prisão domiciliar 22 horas por dia, além de levar um dispositivo eletrônico e não poder se relacionar com uma série de pessoas.

Segundo a "BBC", Qatada foi levado à prisão de segurança máxima de Belmarsh, ao sudeste de Londres.

Em junho, a ministra do Interior britânica, Jacqui Smith, se mostrou "decepcionada" porque os tribunais concederam a liberdade a Qatada, apesar das restrições, e informou que trataria de fazer com que os juízes lordes, a máxima instância judicial britânica, revogassem a decisão contrária à deportação.

O Governo acusa Qatada de ter vínculos há muito tempo com a Al Qaeda e diversos grupos radicais como a Jihad Islâmica.

Qatada foi classificado pelo juiz espanhol Baltasar Garzón como o "embaixador" de Osama bin Laden na Europa durante uma investigação sobre as conexões espanholas com os atentados de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos.

O clérigo negou as acusações e inclusive insistiu em que não conhece Bin Laden. EFE vg/ab/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG