Edouard pode se transformar em furacão antes de chegar ao Texas e Louisiana - Mundo - iG" /

Edouard pode se transformar em furacão antes de chegar ao Texas e Louisiana

MIAMI - A tempestade Edouard ameaça se transformar em um furacão de categoria um na passagem pelas águas quentes do Golfo do México antes de atingir, na terça-feira, os estados do Texas e da Louisiana, informou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.

EFE |

"O 'Edouard' poderia alcançar força de furacão antes de tocar terra" perto da "costa sudoeste da Louisiana e da parte superior do Texas", assinalou o NHC no boletim de 9h (em Brasília). "Tem todo o potencial de se transformar em ciclone", disse John Cangialosi, meteorologista do NHC, com sede em Miami.


Imagem de satélite mostra a formação do "Edouard" / AP

Os meteorologistas indicaram que a tempestade se movimenta em direção a oeste e apresenta ventos máximos sustentados de 85 km/h, com rajadas mais fortes.

Permanece em vigor um alerta de tempestade tropical (passagem do sistema em 24 horas) desde a desembocadura oeste do rio Mississipi até San Luis Pass.

Além disso, vigora também um alerta de furacão (passagem do sistema em 36 horas) desde o oeste de Intracoastal City (Louisiana) até Port O'Connor, no Texas.

O centro do fenômeno estava localizado às 9h perto da latitude 28,1 graus norte e a longitude 90,3 graus oeste, cerca de 135 quilômetros ao su-sudoeste de Grand Isle (Louisiana) e cerca de 460 quilômetros ao lés-sueste de Galveston (Texas).

O sistema se desloca a oeste a uma velocidade de 13 km/h e se prevê hoje que gire para oés-noroeste, segundo o NHC.

Segundo este padrão de trajetória, "o centro do 'Edouard' estaria muito perto amanhã, terça-feira, do litoral do sudoeste Louisiana ou da parte superior do Texas".

Durante a temporada atlântica, que começou no dia 1º de junho e que termina em 30 de novembro, se formaram cinco tempestades tropicais, "Arthur", "Bertha", "Cristobal" e "Dolly" e "Edouard", das quais a segunda e a quarta se transformaram em furacão.

Os meteorologistas previram que a temporada será "um pouco mais ativa" que o normal, com a formação de entre seis e nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais.

Leia mais sobre tempestade tropical

    Leia tudo sobre: tempestade tropical

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG