Dolly perde intensidade e se transforma em depressão tropical - Mundo - iG" /

Dolly perde intensidade e se transforma em depressão tropical

Miami, 24 jul (EFE).- A tempestade Dolly se transformou hoje em uma depressão tropical quando seus ventos máximos caíram para 55 km/h, mas ainda produz intensas chuvas sobre o sul do Texas, nos Estados Unidos, e o noroeste do México.

EFE |

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA informou em seu boletim das 18H (Brasília) de hoje que é esperado um enfraquecimento adicional e que "Dolly" se dissiparia na sexta-feira.

O olho da depressão tropical a essa hora estava perto da latitude 28,2 graus norte e da longitude 100,6 graus oeste, a 55 quilômetros ao sul da Eagle Pass, no Texas.

Desloca-se em direção ao oeste-noroeste a 23 km/h e segundo previsões, continuará com este movimento de translação durante as próximas 24 horas, segundo o último boletim emitido pelo NHC sobre este sistema tropical.

"Dolly" atingiu a terra na quarta-feira em South Padre Island, no extremo sul do Texas, como furacão de categoria dois na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de cinco, com ventos máximos de 160 km/h.

Em sua passagem pelo sul do Texas e pelo nordeste do México causou duas mortes e três desaparecimentos, além de graves inundações causadas pelas chuvas torrenciais na área.

O presidente dos EUA, George W. Bush, declarou hoje que ocorreu um "desastre maior" no Texas e ordenou o envio de ajuda federal.

"Dolly" foi o segundo furacão da temporada do Atlântico de 2008 e o primeiro a atingir a costa americana este ano.

O primeiro ciclone foi "Bertha", que chegou a se transformar em um poderoso furacão de categoria três, mas não ameaçou áreas povoadas.

Os meteorologistas americanos prevêem que a temporada, que começou em 1º de junho e se prolonga até 30 de novembro, será "ligeiramente mais ativa" do que o normal, com a formação de entre seis e nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais. EFE sob/bm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG