Dolly perde força em passagem pelo Texas, mas causa temporais - Mundo - iG" /

Dolly perde força em passagem pelo Texas, mas causa temporais

Miami, 24 jul (EFE).- A tempestade tropical Dolly perdeu força hoje em sua passagem pelo sul do Texas e nordeste do México, mas continua castigando essas regiões com chuvas intensas, informou o Centro Nacional de Furacões americano (NHC, em inglês).

EFE |

Os meteorologistas do NHC, com sede em Miami, disseram em seu boletim das 9h (horário de Brasília) que "Dolly" apresenta ventos máximos sustentados de 80 km/h, com rajadas mais fortes, e "espera-se seu enfraquecimento enquanto se desloca em direção ao interior".

Eles acrescentaram que a tempestade será rebaixada à categoria de depressão tropical ainda hoje.

"Dolly" tocou terra na quarta-feira em South Padre Island, no extremo sul do Texas, como furacão de categoria 1 na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai até 5, e enquanto se movimenta lentamente como tempestade em direção ao oeste, causando grandes temporais.

Permanece em vigor um alerta de tempestade tropical (passagem em 24 horas) ao longo da costa do Texas, desde Brownsville até Port Aransas.

Naquela hora, o centro de "Dolly" estava sobre o interior do Texas, perto da latitude 27,2 graus norte e da longitude 98,9 graus oeste, 80 quilômetros a lés-sueste de Laredo.

"Dolly" se desloca em direção oés-noroeste a 11 quilômetros por hora e "espera-se que mantenha essa trajetória hoje, com ligeiro aumento da velocidade até desaparecer amanhã", disseram os especialistas.

Em sua passagem pelo sul do Texas, mais de 27 mil casas ficaram sem luz, a maioria delas no condado de Cameron, perto da fronteira do México.

As fortes chuvas causadas por "Dolly" poderiam causar inundações em grandes regiões do sul do Texas e no nordeste do México, onde uma pessoa morreu. EFE emi/wr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG