Discovery vai contar papel dos EUA na ação que soltou Betancourt - Mundo - iG" /

Discovery vai contar papel dos EUA na ação que soltou Betancourt

Bogotá, 17 jun (EFE).- Com o primeiro aniversário da operação que libertou 15 reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), entre eles Ingrid Betancourt, o Discovery Channel estreará um documentário sobre o papel dos Estados Unidos na ação.

EFE |

De acordo com o documentário, apresentado hoje à imprensa em Bogotá, o papel dos EUA foi maior do que se sabia até agora.

Washington deu recursos técnicos fundamentais para a chamada "Operação Xeque", realizada em 2 de julho de 2008 e que levou à liberdade, além de Betancourt, os civis americanos Marc Gonsalves, Thomas Howes e Keith Stansell.

"Nós sempre estamos monitorando", admite o embaixador americano em Bogotá, William Brownfield, em uma passagem de "O resgate perfeito", título do documentário que relembra a operação nas selvas da Colômbia e que vai estrear em 30 de junho.

O filme, dirigido pelo colombiano Jaime Escallón, mostrará em 43 minutos, dez deles de imagens de arquivo, os pormenores da "Operação Xeque", com evidente ênfase nos três americanos.

A produção conta com os depoimentos de 28 envolvimentos na operação e dos ex-reféns Gonsalves e Stansell, assim como de David Spencer, americano especialista em assuntos militares. EFE jgh/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG