Discovery se separa de ISS para iniciar retorno à Terra - Mundo - iG" /

Discovery se separa de ISS para iniciar retorno à Terra

Washington, 8 set (EFE).- O ônibus espacial Discovery se separou hoje da Estação Espacial Internacional (ISS) e começou os preparativos para retornar na quinta-feira à Terra, após uma missão de 13 dias.

EFE |

O piloto Kevin Ford realizou as manobras de desacoplamento, que ocorreu às 16h26 de Brasília quando o ônibus espacial cruzava a região ocidental da China, perto da fronteira com a Mongólia, informou a Nasa (agência espacial americana) em comunicado.

Imediatamente depois da separação, Ford dirigiu uma manobra do ônibus espacial frente à ISS para fotografar o complexo que viaja a quase 400 quilômetros da Terra.

Os tripulantes do "Discovery" também utilizarão o braço robótico da ISS para fazer uma última revisão no escudo isolante do ônibus espacial e confirmar que não há problemas que pudessem colocar obstáculos ao retorno.

Durante os oito dias que o "Discovery" permaneceu acoplado à ISS, os astronautas John Olivas, Nicole Stott e o sueco Christer Fuglesang, da Agência Espacial Europeia (ESA), realizaram três caminhadas espaciais, durante as quais instalaram um novo tanque de amoníaco, além de levar mantimentos e equipamentos à estação.

A missão terminará na quinta-feira, às 20h06 de Brasília, quando o ônibus aterrissar na pista do Centro Espacial Kennedy da Nasa em Cabo Kennedy, na Flórida (EUA). EFE ojl/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG