Discovery inicia retorno à Terra - Mundo - iG" /

Discovery inicia retorno à Terra

Washington, 28 mar (EFE).- O ônibus espacial Discovery acionou seus motores por quase três minutos para diminuir sua velocidade e, em seguida, deixou a órbita em que se encontrava, a 350 quilômetros da Terra, para iniciar seu retorno ao planeta.

EFE |

A presença de fortes ventos e de nuvens a uma altura maior do que a prevista fizeram o Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas), a atrasar a volta da nave, que cumpriu uma missão de 13 dias na Estação Espacial Internacional (ISS).

Os dois motores na parte posterior do "Discovery", que reduziram a velocidade do ônibus espacial de 27.000 km/h para cerca de 400 km/h, foram ligados às 15h08 (de Brasília).

Quando a nave estiver a cerca de 120 quilômetros da Terra e entrar na atmosfera, o atrito fará sua temperatura externa atingir 1.000° C. Nessa hora, a tripulação ficará incomunicável por cerca de 30 minutos.

De acordo com as previsões do controle da missão, o "Discovery" aterrissará no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, por volta das 16h15 (de Brasília). EFE jab/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG