Discovery inicia descida à Terra - Mundo - iG" /

Discovery inicia descida à Terra

Washington, 14 jun (EFE) - O ônibus espacial Discovery, com sete astronautas a bordo, acendeu hoje os foguetes que frearam sua órbita e começou a descer em direção ao Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, ao fim de uma missão de 15 dias.

EFE |

A nave começou a descida às 11h12 (em Brasília), quando concluía a órbita 217, e a aterrissagem está prevista para 12h15 (em Brasília).

O céu está parcialmente nublado sobre a zona de aterrissagem, mas a Nasa (agência espacial americana) indicou que não há problemas para o pouso do ônibus espacial.

Durante sua missão, os astronautas instalaram na Estação Espacial Internacional (ISS) o novo laboratório japonês "Kibo".

Na sexta-feira, os astronautas do "Discovery" observaram um objeto flutuante se distanciando da nave.

Os técnicos da Nasa no Centro Johnson, de Houston (Texas), analisaram as fotografias tiradas pelos astronautas e concluíram que o objeto não representa risco para a segurança da nave.

O objeto, que mede entre 30 e 45 centímetros, parece ser uma de três pequenas argolas metálicas térmicas localizadas na borda frontal do timão da nave, que agora completa 200 órbitas da Terra a mais de 27 mil km/h.

Os astronautas viram o objeto depois que foram acesos os foguetes propulsores da nave, que permaneceu acoplada à ISS por oito dias, 17 horas e 39 minutos, até quarta-feira.

Eles também observaram esta manhã uma pequena protuberância na cauda da nave, a qual os técnicos da missão também acham que é uma pequena peça do isolamento térmico relacionada com a argola.

Para a Nasa, não é provável que isto cause problemas para a nave, cuja irrupção na atmosfera terrestre, por atrito, eleva as temperaturas no exterior do ônibus para mais de 2 mil graus Celsius.

As áreas críticas para esse atrito são a parte de baixo da nave e a borda dianteira das asas, que estão recobertas por milhares de painéis de proteção térmica.

Uma brecha neste revestimento causou, em fevereiro de 2003, a explosão da nave "Columbia" e a morte de seus sete astronautas quando retornavam à Terra após uma missão de 16 dias. EFE jab/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG