Discovery é instalada na plataforma de lançamento para missão à ISS - Mundo - iG" /

Discovery é instalada na plataforma de lançamento para missão à ISS

Washington, 14 jan (EFE).- A nave Discovery foi instalada hoje na plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, de onde, em 12 de fevereiro, partirá em uma missão para o envio de provisões à Estação Espacial Internacional (ISS).

EFE |

A nave foi colocada na plataforma às 15h16 (de Brasília), após ser levada lentamente por um gigantesco veículo a partir da unidade de montagem de veículos, a uma distância de quase 5,5 quilômetros, informou a Nasa, a agência espacial americana.

A missão STS-119, de 14 dias, dirigida pelo comandante Lee Archambault, carrega a bordo uma viga que será colocada no orbitador, além de uma série de novos painéis solares.

Os painéis aumentarão a provisão de energia que será necessária quando o grupo de ocupantes permanentes da ISS aumentar de três para seis este ano.

Os outros membros da tripulação são o piloto Tony Antonelli e os especialistas Joseph Acaba, John Phillips, Steve Swanson, Richard Arnold e Koichi Wakata, da Agência de Prospecção Aeroespacial do Japão.

Wakata permanecerá na ISS em substituição a Sandy Magnus, que chegou ao complexo em novembro como membro da missão STS-126.

O grupo realiza atualmente os testes para as quatro caminhadas espaciais que ocorrerão no decorrer da missão de 15 dias no Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas.

Os astronautas chegarão ao Centro Espacial Kennedy em 19 de janeiro para revisar a nave, sua carga, as medidas de segurança e testar as roupas que serão utilizadas na missão.

Inicialmente, o lançamento está previsto para as 10h32 (de Brasília) de 12 de fevereiro. EFE ojl/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG