Diálogo faz milagres , diz presidente da Costa Rica sobre Honduras - Mundo - iG" /

Diálogo faz milagres , diz presidente da Costa Rica sobre Honduras

San José, 9 jul (EFE).- O presidente da Costa Rica, Óscar Arias, declarou hoje que o diálogo faz milagres, mas não imediatos, ao reconhecer que as posições do presidente em exercício de Honduras, Roberto Micheletti, e do deposto Manuel Zelaya, continuam muito distintas.

EFE |

"Estou satisfeito, porque se iniciou um diálogo franco, sincero.

No entanto, as posições são muito distintas. Estas coisas levam tempo, requerem paciência para saber ceder e transigir, essa é a chave para chegar a acordos", disse Arias, em entrevista coletiva, depois do dia no qual não conseguir reunir os dois políticos ao redor da mesa de negociação, como pretendia.

O líder costarriquenho, que atua como mediador no conflito hondurenho, recebeu hoje Micheletti e Zelaya separadamente, mas não conseguiu que ambos conversassem cara a cara.

"O diálogo faz milagres, mas não imediatos, infelizmente", expressou Arias, que acrescentou que "não se trata de inimigos, mas de irmãos hondurenhos com diferenças políticas".

Micheletti e Zelaya decidiram nomear, cada um, uma comissão de quatro pessoas, que serão encarregadas de manter reuniões com Arias, na busca de uma saída à crise iniciada no dia 28 de junho, com a destituição de Zelaya e sua expulsão do país.

Arias, que considera que Zelaya foi tirado do poder por um golpe de Estado, considerou que "o fato de falar com franqueza e sinceridade já é um passo positivo" e afirmou que fez um chamado aos dois políticos hondurenhos para que ponham um fim nos ataques entre si.

O presidente da Costa Rica confirmou que "a posição mais importante" de Zelaya é sobre seu retorno ao poder e advertiu sobre não "ter a ilusão" de um acordo rápido, porque este processo de diálogo poderia demorar "mais tempo que o imaginado".

"O tempo vai a permitir que as distâncias se encurtem e que possamos focar mais nas coincidências que nas divergências", concluiu Arias.

A previsão é que as conversas entre Arias e as delegações hondurenhas continuem esta noite e se estendam até amanhã. EFE dmm/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG