Chegou a hora de falar com o Hamas , diz Mechaal - Mundo - iG" /

Chegou a hora de falar com o Hamas , diz Mechaal

Khaled Mechaal, o líder do Hamas, que vive exilado na Síria, declarou nesta quarta-feira que chegou a hora de falar com o Hamas, em discurso pronunciado em Damasco e transmitido por várias televisões árabes.

Redação com agências internacionais |


"Há três anos que tentam eliminar o Hamas, sobretudo impondo um bloqueio. Chegou a hora de falar com o Hamas, uma força regional que teve sua legitimidade reforçada" pela guerra de Gaza, afirmou Mechaal.

Os Estados Unidos, Israel e a Europa consideram o Hamas uma organização terrorista. O movimento liderado por Mechaal tomou o poder à força na Faixa de Gaza em junho de 2007 expulsando o Fatah, partido do presidente palestino Mahmud Abbas.

Israel finalizou nesta quarta-feira a retirada de suas tropas da Faixa de Gaza, após uma ampla ofensiva contra o Hamas que deixou mais de 1.300 mortos palestinos, metade deles civis, neste território.

Fósforo branco

Nesta quarta-feira, o Exército de Israel afirmou que vai investigar acusações de que teria usado fósforo branco durante sua ofensiva de três semanas na Faixa de Gaza.

O anúncio ocorre depois de várias acusações de grupos de defesa dos direitos humanos e informações da imprensa de que o Exército de Israel teria usado bombas de fósforo branco em locais onde poderiam atingir civis, o que é proibido segundo leis internacionais.

A ONU também informou que seus escritórios na Faixa de Gaza foram atingidos por três destas bombas de fósforo branco, causando um incêndio que destruiu grande parte de seus estoques de ajuda.

O Exército israelense afirma que todas as armas usadas na ofensiva na Faixa de Gaza eram legais, mas até o momento se recusou a especificar quais foram estas armas. Na declaração, o Exército confirmou que vai analisar as acusações.

"Em resposta às acusações de ONGs e acusações da imprensa estrangeira relatando o uso de armas de fósforo e para acabar com qualquer incerteza, uma equipe de investigação foi estabelecida no Comando do Sul para analisar a questão."

Leia mais sobre Gaza

    Leia tudo sobre: faixa de gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG