Bertha se enfraquece ainda mais ao se aproximar das Bermudas - Mundo - iG" /

Bertha se enfraquece ainda mais ao se aproximar das Bermudas

Miami, 10 jul (EFE).- O furacão Bertha se enfraqueceu hoje ainda mais em sua passagem em direção às Bermudas ao diminuir a velocidade de seus ventos máximos para 140 km/h, mas se prevê que pode ganhar força durante as próximas 48 horas.

EFE |

O Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, em seu boletim das 18h (horário de Brasília) de hoje, informou que "Bertha" já está causando fortes ressacas nas Bermudas.

"Espera-se que essas condições persistam nos próximos dias. As pessoas devem observar com muita atenção o desenvolvimento do furacão", advertiu.

O NHC reiterou que "é ainda muito cedo para determinar a força do impacto que poderia ter nas Bermudas".

O vórtice do furacão se encontrava perto da longitude 27,2 graus norte e latitude 60,8 graus oeste, a 685 quilômetros ao sudeste de Bermudas.

"Bertha" se desloca para o noroeste a 17 km/h e espera-se que gire para o norte, com uma redução de sua velocidade de translação.

As previsões para três dias elaboradas por computador indicam que o furacão poderia se aproximar das Bermudas no próximo domingo.

Durante a temporada do Atlântico Norte de 2008, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, houve a formação de duas tempestades tropicais, "Arthur" e "Bertha", esta última que se tornou o primeiro ciclone da temporada.

A Administração Nacional dos Oceanos e a Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos previu que nesta temporada se formarão entre seis e nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais.

O NHC também disse que a temporada será "ligeiramente mais ativa do que o normal".

Do total de furacões previstos, entre dois e cinco poderão ter ventos superiores a 178 km/h.

"Bertha" foi o primeiro furacão de categoria mais alta. EFE so/bm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG