Bertha mantém intensidade como furacão de categoria um - Mundo - iG" /

Bertha mantém intensidade como furacão de categoria um

Miami, 9 jul (EFE).- O furacão Bertha mantém sua intensidade como furacão de categoria um, com ventos máximos sustentados de 120 km/h, embora possa se fortalecer nas próximas 24 horas em seu avanço ao noroeste por águas abertas do Atlântico.

EFE |

Em seu boletim das 12h (Brasília), o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA, com sede em Miami, indicou que o "Bertha", primeiro furacão da temporada do Atlântico, pode experimentar "nas próximas 24 horas um aumento de sua intensidade".

AP

Furacão Bertha em foto captada pelos
satélites da Nasa / AP

"Não podemos dizer com segurança se o 'Bertha' atingirá ou não as Bermudas, mas a possibilidade nos preocupa" e por isso as autoridades locais "devem vigiar muito de perto sua trajetória", disse à Agência Efe um meteorologista do NHC.

"Bertha" se transformou na segunda-feira em um poderoso ciclone de categoria três, com ventos máximos sustentados de 195 km/h.

O fenômeno meteorológico se desloca para o noroeste a cerca de 17 km/h e "deve manter esta trajetória nas próximas 48 horas", com algum diminuição de sua velocidade.

Durante a temporada do Atlântico Norte de 2008, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, houve a formação de duas tempestades tropicais, "Arthur" e "Bertha", esta última que se tornou o primeiro ciclone da temporada.

Os meteorologistas previram que a temporada será "ligeiramente mais ativa" do que o normal, com a formação de entre seis e nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais.

Leia mais sobre: Bertha

    Leia tudo sobre: bertha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG