BBC pode ter que compartilhar financiamento público com canais comerciais - Mundo - iG" /

BBC pode ter que compartilhar financiamento público com canais comerciais

Londres, 10 abr (EFE) - A emissora pública britânica BBC pode ter de compartilhar com os canais de televisão comercial o financiamento que recebe do Estado.

EFE |

Em troca, poderia transmitir conteúdos de interesse público, caso uma das opções analisadas pelo órgão regulador do setor de Telecomunicações do Reino Unido (Ofcom) seja aprovada.

O Ofcom iniciou um período de análise que originará, em 2011, um novo modelo de financiamento da transmissão de conteúdos de serviço público.

Este processo foi motivado pelas mudanças originadas após a chegada da televisão digital, que aumenta, gratuitamente, a oferta de canais, e dos serviços de internet anda larga, explicou o órgão regulador em comunicado.

Estas mudanças fazem com que os custos pela transmissão de serviço público superem rapidamente o lucro, o que levará os canais "ITV1", "Channel 4" (de propriedade pública, mas com financiamento comercial) e "Five" a reduzir seus investimentos nestes conteúdos, segundo o Ofcom.

O órgão, que até 19 de junho realizará uma rodada de conversas com todas as partes implicadas, incluindo os telespectadores, estuda quatro modelos de financiamento diferentes.

Um deles indica que as redes "BBC", "ITV1", "Channel 4" e "Five" continuariam oferecendo conteúdo de serviço público, embora com um maior financiamento ou com uma redução dos impostos para os canais comerciais.

Uma segunda opção seria que só a "BBC" transmitisse programas de serviço público, enquanto os outros canais deixariam de ter obrigações desse tipo.

Outra alternativa estudada pela instituição é que a "BBC" e o "Channel 4" sejam os principais canais que transmitam conteúdos de serviço público do país, enquanto outras emissoras poderiam optar eventualmente por serviços adicionais à cadeia pública britânica.

A quarta opção consistiria em que um maior número de operadores, não somente "ITV1", "Channel 4" e "Five", como ocorre atualmente, poderiam concorrer de forma livre com a "BBC" para receber o financiamento público.

Esta última alternativa poderia fazer com que a "BBC" tivesse que dividir com outras cadeias o financiamento público que obtém através do valor cobrado no Reino Unido aos proprietários de aparelhos de televisão.

O financiamento da transmissão de programas de serviço público também poderia vir diretamente do Governo, assim como vir de uma compensação aos canais através da concessão de um maior acesso ao espectro radiofônico.

A decisão final sobre o financiamento deve ser tomada pelo Governo e pelo Parlamento. EFE pdj/bf/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG