BBC é multada por inventar vencedores de concursos e enganar audiência - Mundo - iG" /

BBC é multada por inventar vencedores de concursos e enganar audiência

A rede de TV britânica BBC foi multada em 400 mil libras (504 mil euros) por inventar vencedores de concursos e, desta forma, enganar os telespectadores.

EFE |

A entidade reguladora de rádio e TV Ofcom chamou as violações cometidas pela emissora pública britânica de "muito graves": "Em cada um dos casos (denunciados), a "BBC" enganou a audiência fingindo vencedores de concursos e não conduzindo de forma limpa estas competições", informou a Ofcam.

Segundo o ente regulador, em alguns casos os programadores sabiam de antemão que nenhum membro da audiência tinha possibilidades de vencer o concurso, o que não lhes impediu de transmiti-lo. Em outros casos, em razão de problemas técnicos, os responsáveis pelos programas inventavam vencedores.

A Ofcom criticou a direção da emissora por não ter tomado medidas para evitar que acontecessem este tipo de enganos em programas muito populares como "Comic Relief", "Sport Relief", "Children in Need" e os de rádio comandados por Jo Whiley e Russell Brand.

Este ano, outra emissora britânica, a "ITV", foi multada pelo valor recorde de 5,67 milhões de libras (7,2 milhões de euros) por fraude em concurso telefônico.

A "ITV", segunda emissora britânica em audiência depois da "BBC", chegou a arrecadar 7,8 milhões de libras por votos não contabilizados e emitidos em cerca de dez milhões de ligações telefônicas da audiência.

Leia mais sobre fraudes em TV

    Leia tudo sobre: bbctvtv pública

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG