BBC é criticada por substituir apresentadoras de mais idade - Mundo - iG" /

BBC é criticada por substituir apresentadoras de mais idade

Londres, 20 jul (EFE).- A emissora pública BBC recebeu inúmeras queixas do público e dos políticos por substituir as apresentadoras mais velhas por outras mais jovens.

EFE |

As jornalistas Moira Stuart, de 59 anos, e Anna Ford, de 65, acusaram a "BBC" de discriminação, e algo parecido ocorreu com Arlene Phillips, de 66, juíza de um concurso de dança, que foi substituída por uma cantora pop de 30.

Cerca de dois mil pessoas escreveram à emissora para protestar pela substituição em um dos programas mais populares da "BBC".

A própria vice-presidente do governista Partido Trabalhista e ministra para a Igualdade, Harriet Harman, achou oportuno discursar na semana passada na Câmara dos Comuns para reivindicar a volta dessas mulheres à televisão.

A jornalista Jake Bakewell, de 76 anos, entregou uma carta de protesto ao diretor-geral da emissora, Mark Thompson, segundo informou hoje o jornal "The Daily Telegraph".

"Não aparecem na televisão mulheres de cabelos grisalhos, como vemos homens. É como se tivessem desaparecido totalmente", critica Bakewell na carta.

"A televisão tem uma enorme influência e a ausência de mulheres de certa idade é prejudicial. Dá a impressão às mulheres que teriam que tingir o cabelo se quiserem aparecer", alfineta a jornalista.

Uma alta executiva da emissora pública também foi criticada por se referir aos apresentadores veteranos, neste caso homens, como "silverbacks" (costas prateadas).

Emma Swanin, responsável dos documentários da "BBC", explicou em reunião com produtores que a emissora quer mais programas para os jovens e deu como exemplo uma nova séria dedicada às artes apresentada por um jovem, e não por "um desses costas prateadas".

O ex-líder do Partido Democrata Liberal Sir Menzies Campbell, de 68 anos, afirmou que as palavras de Swanin refletem uma cultura superficial de obsessão pela juventude que parece marcar ultimamente a "BBC".

Segundo ele, se tivesse havido mais gente experiente, não teria havido escândalos como o protagonizado recentemente por dois dos apresentadores mais bem pagos, que ironizaram em público um velho ator e um deles afirmou ter dormido com a neta deste. EFE jr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG