BBC compartilhará seus vídeos nos sites de grandes jornais do R.Unido - Mundo - iG" /

BBC compartilhará seus vídeos nos sites de grandes jornais do R.Unido

Londres, 28 jul (EFE).- A rede pública de televisão BBC compartilhará a partir de hoje seus vídeos com quatro dos jornais nacionais de maior tiragem do Reino Unido, que poderão incorporá-los a seus sites de forma totalmente gratuita.

EFE |

Segundo informou hoje a própria "BBC", esta iniciativa representa uma mudança nas relações da entidade com os veículos privados de imprensa e responde à necessidade de potencializar a função de serviço público dos jornais.

Os internautas poderão ver os vídeos da "BBC" nos sites de "The Guardian", "The Independent", "The Daily Telegraph" e "The Daily Mail". Outras publicações podem se somar ao acordo em breve.

Nos últimos tempos, os veículos de imprensa privados acusaram a "BBC" de aproveitar o dinheiro do contribuinte do Reino Unido para expandir seu domínio em outros campos, como a internet, boicotando o progresso do resto da mídia em uma fase de extrema dificuldade por causa da queda das receitas com publicidade.

Além disso, o Executivo anunciou em junho uma proposta para destinar 3,5% da receita da contribuição que mantém a "BBC" (de 4,176 bilhões de euros anuais) para o financiamento de programas educativos e de notícias regionais em outras emissoras, uma iniciativa que se deparou com uma enérgica rejeição da cúpula da emissora.

Para fazer frente às pressões, a "BBC" parece ter optado por suavizar as relações com o resto do setor e enfrentar bem as dificuldades compartilhando seu material audiovisual, como já vem fazendo com o portal YouTube. Neste caso, entretanto, não se trata de uma cessão gratuita, já que a rede recebe uma parte da receita publicitária do site. EFE avh/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG