Washington, 20 out (EFE) - A nave Atlantis foi levada hoje da rampa de lançamento ao hangar no Centro Espacial Kennedy, após a missão de serviço do telescópio Hubble ser adiada até fevereiro.

A "Atlantis" partiu sobre o transporte desde a rampa 39A em Cabo Canaveral, no sul da Flórida, pouco antes de 9h (em Brasília) em direção ao enorme Edifício de Montagem de Veículo, onde permanecerá até fevereiro.

Desta forma, a rampa ficou livre para o lançamento da nave "Endeavour", que esteve na vizinha, pronto para servir como nave de socorro da tripulação da "Atlantis".

Esta nave permanecerá acoplada à espera de lançamento, que foi adiado depois que surgiram problemas em um dos computadores que enviam informação desde o Hubble à Terra.

A "Endeavour", cujo lançamento está previsto para 14 de novembro, iniciará seu trajeto desde a rampa 39 à 39A no sábado, informou a Nasa.

Esta nave cumprirá uma missão de transporte de um novo tripulante, equipamentos e provisões para sustentar as seis pessoas que permanecerão na Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês).

Por sua vez, a mudança da "Endeavour" deixará livre a rampa 39B para que continuem os trabalhos de modificação que a Nasa acredita serem imprescindíveis antes do início, no próximo ano, dos testes do novo foguete Ares I-X.

Estes foguetes, que retornam à configuração inicial da prospecção espacial na qual uma cápsula era lançada à órbita no teto de um projétil descartável, substituirão as naves quando estas saírem de serviço nos próximos anos. EFE jab/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.