A hora do Planeta começa com a Austrália apagando as luzes - Mundo - iG" /

A hora do Planeta começa com a Austrália apagando as luzes

A Austrália deu neste sábado o pontapé inicial da Hora do Planeta, uma campanha da organização ecológica World Wildlife Fund (WWF) para promover um apagão de uma hora às 20H30 local de cada país para lutar contra a mudança climática, e que espera o apoio de um bilhão de pessoas em todo o mundo.

AFP |

A "Hora do Planeta" começou oficialmente em Sydney pouco depois das 09H30 GMT com um apagão espetacular, ao qual se somou a famosa Ópera de Sydney.

"É uma campanha muito positiva, cheia de esperança", parabenizou o organizador da operação, Andy Ridley.

A iniciativa nasceu em Sydney, em 2007, onde mais de dois milhões de pessoas apagaram as luzes na ocasião. Desde então, o movimento se estendeu a 3.929 cidades de cerca de 90 países.

Cerca de 37o monumentos do mundo inteiro, entre eles o Empire State, o Vaticano, as Cataratas do Niágara, a Torre Eiffel, a Acrópole e o estádio "Ninho do Pássaro" de Pequim apagarão suas luzes durante uma hora.

Em dezembro, a comunidade internacional se reunirá em Copenhague para tentar renovar o Protocolo de Kyoto sobre a redução das emissões de CO2, que expira em 2012.

Os mais céticos quanto à iniciativa denunciaram, no entanto, que o uso de velas durante uma hora produz mais emissões de dióxido de carbono que as luzes elétricas.

Leia mais sobre: A Hora do Planeta

    Leia tudo sobre: austrália

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG