A escolha é a mesma que em 2000 , diz Al Gore - Mundo - iG" /

A escolha é a mesma que em 2000 , diz Al Gore

O ex-vice-presidente americano Al Gore afirmou nesta quinta-feira que a escolha da eleição presidencial de novembro é a mesma que em 2000 e que os americanos precisam agarrar esta oportunidade de eleger o candidato democrata Barack Obama.

AFP |

Candidato à Casa Branca em 2000 contra George W. Bush, Gore ganhou no voto popular mas perdeu a eleição devido ao modo complexo de designação, estado por estado, do presidente americano.

"Um dos maiores presentes da nossa democracia é a oportunidade que temos a cada quatro anos de mudar de direção. Não é garantia, é apenas uma oportunidade. A pergunta é simples: vamos aproveitar essa oportunidade para mudar?", declarou Gore diante da multidão reunida em um estádio de Denver (Colorado, oeste dos EUA) para ouvir o discurso de Barack Obama.

"Há oito anos, alguns diziam que não havia muita diferença entre os dois candidatos dos dois grandes partidos, e que pouco importava quem seria o presidente. Hoje, duvido que alguém diga isso", afirmou o ex-vice-presidente, enumerando os diversos "fracassos" do governo Bush: a situação no Iraque, Osama bin Laden em liberdade, país à beira da recessão, liberdades individuais ameaçadas, agravamento do aquecimento global...

"Estamos hoje, basicamente, diante da mesma escolha que em 2000", sustentou, afirmando que o candidato republicano John McCain quer seguir adiante com a política de Bush.

"Acredito na reciclagem, mas não neste caso", ironizou o Prêmio Nobel da Paz, que luta contra o aquecimento global.

"Se vocês gostam da política de Bush, votem em McCain. Se vocês querem mudança, votem em Obama", resumiu o ex-vice presidente de Bill Clinton.

aje/yw/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG