Quirguistão autoriza presença de mais tropas russas em seu território

O Quirguistão autorizou neste sábado a presença em seu território de mais tropas da Rússia, que busca reforçar sua influência militar na Ásia central.

AFP |

Um memorando assinado pelos presidentes do Quirguistão, Kurmanbek Bakiev, e da Rússia, Dimitri Medvedev, indica que o governo quirguiz "aprovou a proposta russa de abrigar um novo contingente russo".

O número de novos efetivos russos autorizados a permanecer em território do Quirguistão pode chegar a um batalhão inteiro, segundo o memorando, assinado no complexo turístico quirguiz de Cholpon Ata, junto ao lago Issik Kul, 200 km a leste de Biskek, capital do país.

A Rússia já tem tropas estacionadas na base aérea de Kant, nas cercanias de Biskek, mas quer instalar outra base na cidade de Osh, para alojar contingentes da recentemente criada Organização do Tratado de Segurança Coletiva (ODKB), formado por ex-repúblicas soviéticas e liderado por Moscou.

O Quirguistão também abriga a base aérea americana de Manas, perto de Biskek, usada pelos Estados Unidos como apoio logístico para suas operações no Afeganistão.

O presidente Bakiev havia ordenado o fechamento desta base em fevereiro, mas mudou de ideia em junho, após um acordo que triplicou o preço do aluguel pago pelos americanos.

O Quirguistão é o único país do mundo a abrigar em seu território uma base americana e uma russa.

tol-sjw/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG