Queda de prédio perto das Torres Gêmeas no 11/9 foi causada por incêndio

A queda do edifício nº 7 do World Trade Center, no fatídico 11 de Setembro de 2001, foi provocada por incêndios deflagrados após os ataques contra as Torres Gêmeas, anunciou o instituto americano de observação de normas técnicas, nesta quinta-feira.

AFP |

Esse prédio, situado muito próximo das torres 1 e 2 do World Trade Center (WTC), sofreu incêndios sucessivos, que arrasaram durante sete horas consecutivas quase 10 de seus 47 andares.

Como os extintores não funcionaram, as estruturas centrais de suporte se fundiram, o que provocou o desabamento, concluiu o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST, sigla em inglês), após três anos de investigação, em um relatório divulgado em sua página na Internet.

O informe põe um ponto final às controvérsias sobre as razões do desabamento do prédio, que não foi atingido diretamente pelos ataques.

"Os depoimentos em vídeo e fotográficos que analisamos, assim como as simulações detalhadas realizadas nos nossos computadores, mostram que nenhum explosivo, nem combustível, teve um papel no desabamento do prédio nº 7", declarou, nesta quinta, o diretor da investigação, Syam Sunder, em entrevista coletiva na sede do NIST, em Gaitherburg (Maryland, leste).

A investigação foi feita por um grupo de 50 especialistas em diversos setores, de explosivos a engenharia e construção em geral.

mes/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG