Quatro mineiros são resgatados em mina que desmoronou nas Filipinas

Manila, 1 out (EFE).- As equipes de resgate retiraram hoje outros quatro dos oito mineiros presos há nove dias em uma mina de ouro abandonada do norte das Filipinas, o que aumenta para dez o número de pessoas resgatadas e diminui para quatro as que continuam no interior.

EFE |

O diretor do Departamento do Meio Ambiente da Região Administrativa de Cordilleira, Neoman de la Cruz, disse à imprensa que as pessoas que entraram na mina para resgatar os quatro mineiros encontraram ainda outros quatro corpos boiando, segundo a rede de televisão "GMA".

Segundo De la Cruz, a esta altura, é possível que tenha morrido o restante do grupo de 16 pessoas que no último dia 22 ficou preso no interior da mina em Itogon, cidade cerca de 220 quilômetros ao norte de Manila e na província de Benguet.

As operações de salvamento foram aceleradas hoje diante do avanço da depressão tropical "Higos" com chuvas torrenciais na ilha de Luzon, no norte das Filipinas e onde se encontra a mina.

A mineira Benguet Mining Corporation abandonou a exploração do local nos anos 90 e fechou os acessos, mas mineiros que trabalham por conta própria abriram uma passagem sem permissão e entraram no local.

Na segunda da semana passada, a jazida desmoronou por causa das intensas chuvas provocadas pelo tufão "Hagupit", deixando 16 pessoas presas em seus túneis.

Devido às inundações, as operações de salvamento demoraram a chegar ao local onde se acreditava que as vítimas estariam.

Os corpos de dois filipinos foram resgatados nos dias 25 e 26, e só na última segunda-feira os mineiros com vida - dez, até o momento - começaram a ser retirados. EFE zm/ev/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG