Quatro laboratórios trabalham numa cepa do vírus da gripe suína

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta terça-feira que quatro laboratórios estão trabalhando, cada um em etapas diferentes, numa cepa viral que pode servir para a fabricação de uma vacina contra a gripe suína.

AFP |

"Quatro de nossos laboratórios de referência trabalham atualmente numa cepa viral e estão em etapa diferentes da produção de um precursor necessários para a fabricação das vacinas", afirmou um porta-voz da OMS, Gregory Hartl.

No entanto, Hartl afirmou que a OMS não havia pedido ainda a esses laboratórios (situados na Grã-Bretanha, Canadá e Estados Unidos) que iniciem a produção de uma vacina.

"O sinal não será dado antes que entremos na fase 5", acrescentou Hartl, referindo-se ao nível de alerta da OMS, atualmente na fase 4 em uma escala de 6 desde segunda.

Segundo Hartl, dar este sinal seria "uma decisão muito grande" porque os grupos farmacêuticos deverão então suspender uma parte de sua produção destinada à gripe estacionária humana.

Os especialistas da OMS recomendaram na segunda que a agência tome medidas para facilitar o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus da gripe suína.

hmn/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG