Quatro companhias iranianas buscarão locais para construir novos reatores

Teerã, 19 ago (EFE).- O chefe adjunto do Organismo de Energia Atômica do Irã, Ahmad Fayazbakhsh, disse hoje que encarregou a quatro companhias locais a busca de locais adequados para a construção de novos reatores nucleares no país.

EFE |

A Empresa de Produção e Ampliação da Energia Atômica, que está subordinada ao organismo, assinou acordos com as quatro companhias para que, dentro de um prazo de 13 meses, "determinem locais adequados para a construção de novos reatores".

"Após encontrar os locais e avaliar as informações referentes ao sistema de segurança nuclear, terá início a execução dos projetos dos novos reatores", ressaltou o diretor iraniano.

O Governo de Teerã está imerso em um programa nuclear que assegura ter fins pacíficos. Em vários países ocidentais, no entanto, teme-se que o país possa esconder intenções militares.

A primeira usina nuclear iraniana está sendo construída por especialistas russos na localidade de Bushehr, no sul do país, e espera-se que comece a funcionar em abril de 2009, segundo disseram as autoridades no início deste mês. EFE aj/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG