Quase 200 milhões de indianos participam da 2ª fase das eleições

NOVA DÉLI - Um total de 191,7 milhões de eleitores indianos estão convocados às urnas nesta quinta-feira, na segunda fase das eleições gerais na Índia, que ocorre em 12 Estados.

Redação com EFE |

Reuters
Mulher indiana mostra identidade em fila próxima a local de votação

Mulher indiana mostra identidade em fila próxima a local de votação

Os colégios eleitorais abriram as portas às 7h (22h30 de quarta-feira em Brasília) e a maioria fecha as portas às 17h (8h30), exceto em três Estados, que encerrarão o processo uma hora antes.

A Agência Efe recolheu dados da Comissão Eleitoral que indicam que o eleitorado da segunda fase soma 192.539.875 pessoas. No entanto, 826.539 já votaram na quarta-feira (com uma participação de 62%) no Estado de Manipur, porque quinta é feriado.

Nesta quinta, a votação acontece em 140 circunscrições que fazem parte dos Estados da Caxemira, Uttar Pradesh, Bihar e Jharkhand (norte), Assam e Tripura (nordeste), Orissa (leste), Andhra e Karnataka (sul), Maharashtra e Goa (oeste) e Madhya (centro).

Um dos candidatos a uma cadeira no futuro Parlamento é o herdeiro da dinastia Gandhi, o jovem Rahul, que, apesar de não concorrer à chefia de governo no pleito, é considerado pelos analistas o sucessor do primeiro-ministro e candidato à reeleição, Manmohan Singh.

Gandhi concorrerá junto com outras 323 pessoas que buscam obter a ata de deputado no distrito nortista de Amethi, bastião da dinastia Nehru-Gandhi, ainda sob o poder do governante Partido do Congresso.

Ao fim do dia, 265 dos 543 assentos da Câmara Baixa terão sido preenchidos, apesar de a apuração acontecer de forma conjunta em 16 de maio, quando a Comissão Eleitoral espera anunciar os resultados totais.

Leia mais sobre eleições na Índia

    Leia tudo sobre: eleições na índia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG