Quase 2 milhões de britânicos usam drogas pelo menos uma vez por mês

Londres - Quase dois milhões de britânicos tomam drogas ilegais pelo menos uma vez por mês, segundo o último relatório do Ministério da Saúde do Reino Unido.

EFE |

A cocaína é cada vez mais popular entre os jovens e adolescentes.

Um de cada quatro estudantes do Ensino Médio afirma ter consumido drogas, e 10% asseguram terem se drogado pelo menos uma vez no último mês.

O número de adolescentes menores de 16 anos que tiveram de ser hospitalizados após consumir drogas ilegais aumentou quase 50% nos últimos dez anos.

Também aumenta o número de pessoas que tomam ecstasy ou cocaína nos fins-de-semana, embora o de usuários de heróina ou viciados em crack se mantenha estável e o de consumidores de maconha tenha caído.

Segundo Harry Shapiro, da organização Drugscope, citado hoje pelo diário "The Independent", o fato de não ter aumentado o número de jovens usuários de heroína se deve certamente à decolagem econômica da última década no Reino Unido, que manteve o desemprego em níveis muito baixos.

Na década de 1980 houve um forte aumento do consumo de heroína entre os jovens britânicos, o que se devia, sobretudo, ao efeito combinado da chegada a partir do Irã de uma forma barata da droga e do aumento do desemprego.

O consumo de drogas atinge seu nível mais alto entre os jovens de 16 a 24 anos. Nessa faixa etária, 1,6 milhão (21,3%) fez uso de alguma droga proibida no último ano.

    Leia tudo sobre: drogas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG