respeitado em Gaza - Mundo - iG" /

Quarteto pede cessar-fogo respeitado em Gaza

O Quarteto para o Oriente Médio pediu nesta terça-feira um cessar-fogo imediato em Gaza e que seja plenamente respeitado, segundo um comunicado publicado pelas Nações Unidas.

AFP |

O apelo foi feito durante uma teleconferência sobre "a situação em Gaza e no sul de Israel" pelos membros do Quarteto (Estados Unidos, União Européia, ONU e Rússia), segundo o texto.

"Conclamaram todas as partes a levar em consideração as necessidades urgentes em matéria humanitária e econômica em Gaza, e a tomarem todas as providências necessárias para garantir o fornecimento constante de assistência humanitária. Concordaram, também, com a necessidade urgente para israelenses e palestinos de continuarem no caminho da paz", conclui o documento.

Enquanto isso, os ministros das Relações Exteriores da União Européia (UE) fizeram um apelo nesta terça em Paris por um cessar-fogo "permanente" na Faixa de Gaza, submetida desde sábado a uma ofensiva militar israelense em represália aos foguetes do grupo radical islâmico Hamas, indicou o chanceler francês, Bernard Kouchner.

"Queremos um cessar-fogo que seja permanente, que seja acatado, com um acesso humanitário, naturalmente, porque as vítimas são muitas e precisamos garantir a ajuda e também a volta do processo de paz", disse o ministro ao canal de televisão francês TF1.

O chefe da diplomacia francesa afirmou que esta posição foi estabelecida unanimemente entre os 27 países do bloco.

"Isso é o que todos nós desejamos, e não há diferenças a este respeito, pelo contrário", destacou Kouchner, cujo país exerce até quarta-feira a presidência semestral da UE.

"Estamos convencidos de que não haverá solução militar, de que haverá, sim, uma solução política, e estamos buscando isso. Seguimos empenhados em alcançar a paz", declarou Kouchner.

hc/yw/sd/ap

    Leia tudo sobre: euaisraelonurússiaunião européia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG