Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Quarteto pede a Israel e palestinos conclusão de acordo em 2008

O Quarteto internacional para o Oriente Médio pediu nesta sexta-feira a Israel e aos palestinos que façam todos os esforços necessários para concluírem um acordo ainda em 2008 e expressou sua profunda preocupação com o prosseguimento da colonização israelense.

AFP |

Depois de uma reunião ministerial na ONU, organizada em paralelo à Assembléia-Geral, o Quarteto formado por Estados Unidos, União Européia, Rússia e ONU conclamou Israel e os palestinos a "continuarem se esforçando para chegar a um acordo em 2008".

O Quarteto também expressou sua "profunda preocupação com as atividades (israelenses) de colonização, que têm um impacto negativo sobre o clima das negociações e afetam a recuperação da economia" palestina.

O grupo pediu a Israel que "cesse todas as atividades de colonização, incluindo as do crescimento natural".

O Quarteto condenou "os atos terroristas que visam os israelenses" e denunciou "o crescimento da violência de colonos contra civis palestinos" na Cisjordânia.

Para seguir de perto essas negociações, o Quarteto "será informado dos progressos" durante uma reunião entre as partes "antes do final do ano", revelou durante entrevista coletiva o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Essa será a primeira vez que israelenses e palestinos, que sempre mantiveram silêncio sobre o progresso de suas negociações, informarão à União Européia, Rússia e ONU sobre suas tratativas. Os Estados Unidos, que relançaram o processo de negociação em dezembro de 2007, em Annapolis, são regularmente informados.

ezz/yw/LR/tt

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG