Quarteto para Oriente Médio faz reunião telefônica urgente sobre Gaza

Moscou, 30 dez (EFE).- A necessidade de deter os ataques em Gaza centrará nas próximas horas as consultas telefônicas entre os representantes do Quarteto de mediadores internacionais para o Oriente Médio, informou hoje a Chancelaria russa.

EFE |

"As partes estudarão a situação atual e as vias para conseguir o cessar-fogo", explicou à agência RIA Novosti Serguei Yakovlev, representante especial do ministro de Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, para o Oriente Médio.

Da conversa telefônica multilateral participarão o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; o chefe da diplomacia da União Européia, Javier Solana, o ministro de Relações Exteriores russo e a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.

Possivelmente, também tomrão parte nas consultas o ministro de Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner, cujo país preside a EU neste semestre, e o enviado especial do Quarteto para Oriente Médio, o ex-premiê britânico Tony Blair.

Anteriormente, Lavrov e Rice mantiveram outra conversa telefônica na qual exigiram a cessação imediata da violência em Gaza.

"Ambas as partes defenderam a cessação imediata da violência e o restabelecimento da trégua", informou a Chancelaria russa em comunicado.

Os chefes da diplomacia da Rússia e EUA "falaram sobre a situação em Gaza após a operação militar em massa lançada por Israel" em resposta aos ataques com mísseis por parte do movimento islamita palestino Hamas.

Ambos os diplomatas também trocaram pontos de vista "sobre a coordenação de medidas para conseguir o fim do confronto e criar as condições para a retomada do processo de paz". EFE se/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG