Quarteto para o Oriente Médio marca reunião para o dia 26

Moscou, 18 jun (EFE).- O Quarteto de Madri (Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU) se reunirá no próximo dia 26, na cidade italiana de Trieste, paralelamente à cúpula do G8 (os sete países mais industrialzados do mundo e a Rússia).

EFE |

"Entre os temas que serão abordados está a iniciativa árabe para a normalização das relações entre árabes e israelenses, aprovada na cúpula de Beirute de 2002", anunciou hoje Andrei Nesterenko, porta-voz da Chancelaria russa.

A citada proposta prevê um "processo de normalização" das relações caso Israel aceite abandonar os territórios ocupados em 1967.

"Achamos que essa iniciativa, praticamente compartilhada por todo o mundo árabe-muçulmano e apoiada pela Rússia, tem um grande potencial, o que poderia ser necessário nas atuais circunstâncias", disse.

Nesterenko também descreveu como bastante positiva a proposta recém-apresentada pelos Estados Unidos. Para o presidente americano, Barack Obama, a solução para o conflito entre palestinos e israelenses deve vir através do diálogo, de decisões coletivas e do princípio de dois Estados convivendo pacificamente. EFE io/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG