Quarteto de Madri pede respeito à trégua entre palestinos e israelenses

Berlim, 24 jun (EFE).- O Quarteto de Madri (ONU, União Européia, Estados Unidos e Rússia) pediu nesta terça-feira a israelenses e palestinos que respeitem o cessar-fogo entre Israel e o movimento islâmico Hamas e pediu a todas as partes que mantenham a calma, apesar dos incidentes registrados.

EFE |

A trégua "deve ser respeitada", afirmaram, em comunicado conjunto, os membros do Quarteto, que se reuniram em Berlim aproveitando a conferência para a reestruturação da Polícia Civil e do sistema judiciário palestino.

A nota divulgada pede ainda que Israel detenha a construção de assentamentos nos territórios palestinos e deixe os postos de controle construídos desde março de 2001.

O Quarteto também disse acreditar que, apesar dos incidentes, a trégua será mantida, para que as condições de palestinos e israelenses melhore e a vida na Faixa de Gaza possa ser "normal".

Na entrevista coletiva conjunta dos membros do Quarteto, o alto representante de Política Externa e Segurança Comum da UE, Javier Solana, frisou a importância de "todas as partes" manterem "a calma", dadas as expectativas depositadas na trégua entre Israel e Hamas.

Por sua vez, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse que ainda confia em um acordo entre palestinos e israelenses durante o mandato do presidente George W. Bush.

A conferência para a reestruturação da Polícia Civil e do sistema judiciário palestino reuniu representantes de 40 países. Durante o encontro, foram arrecadados US$ 242 milhões, mais do que o previsto pelos organizadores alemães.

Leia mais sobre: Israel - Jihad Islâmica

    Leia tudo sobre: israel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG