Quarta rodada de negociações Irã-EUA sobre o Iraque é adiada

O Iraque confirmou nesta quarta-feira que a quarta rodada de negociações entre Irã e Estados Unidos sobre a segurança no vizinho Iraque foi adiada indefinidamente devido à tensão reinante na região.

AFP |

"Creio que não podemos realizar a quarta rodada de negociações. A tensão é crescente na região", afirmou à imprensa o ministro iraquiano das Relações Exteriores, Hoshyar Zebari.

Em sua opinião "nenhuma das duas partes rejeitou a realização (de uma quarta rodada), mas precisamos reuni-los no momento adequado, no local adequado e em um bom ambiente".

Zebari explicou que a tensão é decorrente dos confrontos armados desde o final de março entre as forças norte-americanas e os milicianos xiitas em Sadr City, imenso bairro pobre no nordeste de Bagdá.

Essa operação foi iniciada no dia 25 de março pelo presidente iraquiano, Nuri al-Maliki em Basra (sul) contra o Exército do Mahdi, milícia do chefe radical Moqtada al-Sadr.

Os combates se estenderam para outras cidades do sul xiita e para os principais bairros xiitas da capital como Sadr City.

jds/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG