Quarta Frota é instrumento de paz e segurança, diz Shannon

O chefe da diplomacia americana para a América Latina, Thomas Shannon, garantiu, neste sábado, na capital argentina, que a Quarta Frota do Comando Sul é um instrumento de paz e de segurança para a região.

AFP |

"Vai ser um instrumento para a paz e para a segurança" da região, afirmou o diplomata americano, que concluiu, neste sábado, sua visita à Argentina.

Shannon considerou que a preocupação expressa pelos governos de Argentina, Brasil e Venezuela, entre outros, a respeito da reativação dessa frota americana, que operou até 1950, "foi produto de falta de informação".

"Tudo foi produto de falta de informação, e estamos tentando assegurar que os que expressaram preocupação recebam as informações de que necessitam para que se sintam mais confortáveis", acrescentou.

O funcionário dos EUA visitou o Centro Argentino de Treinamento Conjunto para Operações de Paz do Exército no quartel de Campo de Maio, na capital argentina, última atividade de sua visita oficial iniciada na quinta-feira e que incluiu uma reunião com a presidente Cristina Kirchner.

No encontro, a presidente manifestou a preocupação do governo argentino com a atividade da Quarta Frota nas águas do Caribe e da América Latina, desde sua reativação, em 1º de julho.

"É uma nova maneira de organizar os navios que já existem no Caribe, no Atlântico e no Pacífico", explicou Shannon.

A missão americana incluiu o subsecretário-adjunto do Tesouro, Brian O'Neill, e altos funcionários dos Departamentos de Estado, Justiça e Defesa, Ciência e Tecnologia, Controle de Aduanas e Serviço de Imigração, entre outros.

sa/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG