uma guerra mundial , segundo general - Mundo - iG" /

Qualquer ataque contra o Irã significará uma guerra mundial , segundo general

Qualquer ataque norte-americano ou israelense contra a República Islâmica do Irã significará o começo de uma nova guerra mundial, advertiu uma autoridade militar iraniana, segundo informou neste sábado a agência oficial Irna.

AFP |

"Qualquer agressão contra o Irã provocará uma guerra mundial", disse o vice-ministro do Estado-Maior encarregado da comunicação, o general Masud Jazayeri, em um comunicado citado pela agência.

"A rapacidade sem limites dos dirigentes norte-americanos e do sionismo mundial (...) está levando progressivamente o mundo à beira de um precipício", acrescentou, citando os conflitos no Afeganistão, no Iraque, no Sudão e na Geórgia.

"É evidente que se houver semelhante desafio, os regimes artificiais e os usurpadores serão eliminados antes de tudo", disse sem citar nomes de países, mas em referência aparente a Israel, que o Irã classifica com freqüência de "regime usurpador".

Os Estados Unidos nunca descartaram a opção militar contra o Irã, país que as potências ocidentais acusam de tentar produzir a bomba atômica com o pretexto de desenvolver um projeto de produção de energia nuclear com fins civis, embora indiquem que preferem privilegiar uma solução diplomática.

Nos últimos meses, várias autoridades israelenses se referiram a um possível ataque contra as instalações nucleares iranianas para impedir que Teerã produza a arma atômica.

As autoridades iranianas prometeram uma devastadora resposta em caso de ataque.

Outra autoridade militar declarou neste sábado que o Irã está preparado para "pegar seus inimigos de surpresa" e que possui armas secretas.

"Anunciamos algumas modernizações de nossas forças armadas, mas também temos importantes coisas escondidas que serão mostradas no momento oportuno", disse o vice-comandante do Exército de Terra, Abdolrahim Mousavi, citado pela agência Fars.

hif/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG