Londres, 25 mar (EFE).- Mais de 20 aquarelas, desenhos a carvão e rascunhos atribuídos ao ditador nazista Adolf Hitler serão vendidos pela casa de leilões britânica Mullocks no próximo dia 15 na cidade de Ludlow, no oeste da Inglaterra.

Os interessados poderão dar lances de entre duas mil e 15 mil libras (entre US$ 2.960 e US$ 22.177) para ficar com as obras elaboradas por Hitler a partir de 1908, pouco depois de sua mudança para Viena com a intenção de ganhar a vida como pintor.

A estrela do leilão é uma aquarela de 32x27 centímetros que Hitler pintou em 1929, provavelmente como um modelo para cartazes publicitários nazistas.

Trata-se de um desenho alegórico no qual Hitler, vestido com roupas de ferreiro, recebe as ferramentas de forja das mãos de Armínio (Hermann, em alemão), o herói germânico que aniquilou o Exército romano que invadiria o território alemão no ano 9 depois de Cristo.

A forja, na qual aparece uma suástica reluzente, representa a fundação do povo germânico, e Hitler seria o sucessor que tomaria o bastão de Armínio. O preço esperado para o desenho é de 15 mil libras, As obras foram encontradas pelo atual proprietário das obras em um baú comprado na Áustria.

Entre as peças leiloadas, algumas das quais têm assinaturas e anotações à mão com uma caligrafia que coincide, segundo especialistas, com a de Hitler nesses anos, se destaca também um retrato a carvão que seria da mãe do ditador.

Algumas das obras tinham pertencido anteriormente à garçonete Helen Schweiger, que recebia desenhos de Hitler como pagamento do que o futuro ditador nazista consumia. EFE cda/bba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.