Pyongyang restabelece linha telefônica direta com Seul

Seul - A Coreia do Norte restabeleceu hoje uma linha telefônica direta com o Sul, após tê-la interrompido durante nove meses em protesto contra a política linha-dura de Seul, informou a agência de notícias local Yonhap.

EFE |

Em coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano, Chun Hae-sung, disse que a Coreia do Norte avisou esta manhã que o canal de comunicação entre os escritórios da Cruz Vermelha das duas Coreias na zona desmilitarizada de Panmunjom tinha sido restabelecido e que passava a operar com normalidade.

Chun explicou que a Coreia do Sul considera o passo como a normalização da comunicação direta entre as duas Coreias.

Em novembro do ano passado, a Coreia do Norte bloqueou o canal de comunicação direta depois que o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, se uniu à crítica internacional sobre a situação dos direitos humanos no país comunista.

A Coreia do Norte anunciou na quinta passada que começaria a normalizar a passagem fronteiriça de trabalhadores e trens de mercadorias procedentes do Sul, de acordo com seu compromisso, adotado dias antes, de retomar os projetos econômicos conjuntos.

Além disso, a Coreia do Norte aceitou também hoje a proposta sul-coreana de realizar ainda esta semana uma reunião da Cruz Vermelha dos dois países para retomar os encontros das famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-1953).

Leia mais sobre: Coreia do Sul - Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coreiacoréia do nortecoréia do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG