lista negra quando declarar programa nuclear - Mundo - iG" /

Pyongyang pode deixar lista negra quando declarar programa nuclear

Seul, 17 abr (EFE).- O negociador nuclear sul-coreano, Kim Sook, assegurou hoje que os Estados Unidos vão retirar a Coréia do Norte da lista dos países que promovem o terrorismo assim que esse país declarar seu programa nuclear.

EFE |

"Os EUA darão os passos necessários quase simultaneamente aos da Coréia do Norte quando ela declarar seu programa nuclear", disse hoje Kim Sook em entrevista coletiva, segundo a agência sul-coreana "Yonhap".

Em outubro, a Coréia do Norte se comprometeu com Coréia do Sul, EUA, China, Japão e Rússia a desmantelar suas principais usinas nucleares e a declarar todo o seu programa atômico em troca de ajudas energéticas e outros incentivos políticos.

O prazo fixado terminou no dia 31 de dezembro sem que se produzisse essa declaração nuclear, devido às divergências entre Pyongyang e Washington em torno da existência ou não de um programa de enriquecimento de urânio.

A fim de encurtar as divergências, o negociador americano, Christopher Hill, e seu colega norte-coreano, Kim Kye-gwan, se reuniram há poucos dias em Cingapura.

O novo negociador sul-coreano disse hoje que os países envolvidos no diálogo nuclear estão de acordo com a necessidade de retomar o mais rápido possível as conversas, uma vez que esteja liquidado o tema da declaração nuclear.

Kim considerou importante uma declaração correta e completa por parte de Pyongyang. EFE ce/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG